• Centros Médicos
  • Hospital
  • Institucional
  • Especialidades
  • Notícias
  • Convênios
  • Contato

Urgência e emergência: saiba quando procurar o pronto-atendimento

  • Proclin
  • dezembro 27, 2019

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Pronto-atendimento ou consulta agendada?

Uma dúvida comum da maioria das pessoas é de quando procurar atendimento médico no pronto-atendimento ou quando agendar uma consulta. Para esclarecer essas dúvidas, confira as nossas dicas.

Primeiramente, você sabe diferenciar uma urgência de uma emergência? Apesar de parecerem a mesma coisa, as duas palavras têm significados diferentes. 

O que é uma urgência?

A urgência é quando não há risco imediato de morte se o atendimento médico for rápido.

Exemplos:

  • Acidentes pessoais
  • Fraturas
  • Gripe
  • Fraturas
  • Dengue
  • Febre elevada, que não cessa com uso de antitérmicos

O que é uma emergência?

Já uma situação de emergência é aquela em que há risco imediato de morte ou lesões irreparáveis. Por isso, precisa de um atendimento médico imediato.

Exemplos:

  • Infarto
  • AVC (Acidente Vascular Cerebral)
  • Dificuldade respiratória aguda
  • Aumento súbito da pressão arterial
  • Acidentes no trânsito
  • Complicações 
  • Gripe
  • Queimaduras
  • Choque elétricos
  • Afogamentos
  • Hemorragias
  • Desmaios
  • Intoxicação ou reação alérgica grave
  • Mordidas ou picadas de animais peçonhentos
  • Complicações na gravidez

Então, quando ir ao pronto-atendimento de um hospital?

No pronto-atendimento são atendidas pessoas em situações de urgência ou emergência, ou seja, com ou sem risco de morte. É o local ideal para quem precisa de um atendimento médico rápido, realizado 24 horas por dia.

Normalmente, é feita uma triagem para priorizar o atendimento dos casos que oferecem um maior risco para a saúde. No pronto-atendimento do Hospital Proclin, por exemplo, o primeiro acolhimento já é realizado por um profissional de enfermagem que avalia a emergência iminente. Após isso, o paciente é encaminhado para a sala de triagem, onde há uma avaliação mais completa para classificação de risco pelo profissional enfermeiro. Geralmente, o atendimento no Hospital Proclin é rápido, mas o tempo pode variar devido a atendimentos graves e/ou alto volume de baixa complexidade. Confira o nosso tempo médio para atendimento:

  • Prioridade sala de emergência: Imediato.
  • Prioridade atendimento consultório: até 30 minutos.
  • Ordem de chegada: até 180 minutos.

E quando o melhor é agendar uma consulta médica eletiva?

Quando não for uma situação de urgência e emergência, o melhor é marcar uma consulta médica eletiva. Afinal, na consulta eletiva (ou agendada), você tem um atendimento personalizado, com mais calma e precisão.

Exemplos:

  • Consultas ou check-up de rotina
  • Acompanhamento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.
  • Gripes
  • Prevenção de doenças

Em todas as situações, você pode contar com a Rede Proclin para cuidar da sua saúde. Temos um Hospital-Dia e um Ambulatório em Betim e 3 Centros Médicos espalhados por Belo Horizonte e região metropolitana.

Conheça melhor nossas unidades

  • Hospital Proclin Especialidades
  • Ambulatório Proclin Especialidades 
  • Centro Médico Proclin Área Hospitalar
  • Centro Médico Proclin Amazonas 
  • Centro Médico Proclin Eldorado 

Confira os planos atendidos.

Fontes: Ministério da Saúde e ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar)

AnteriorAnteriorTudo o que você precisa para realizar uma consulta médica na Rede Proclin
Próximo5 dicas para ter uma alimentação saudávelPróximo

Leia Mais

Horário de funcionamento no final de ano

Teremos um horário de funcionamento diferente nesse final de ano, confira a programação: Dias 24/12 e 31/12 – Teremos atendimento até 12h Dias 25/12 e

Izabella Phoenia 21/12/2020

Feriado dia 08.12 – Não haverão atividades nos Centros Médicos Amazonas e Santa Eugênia

Prezados, Dia 08/12, terça-feira, é o feriado de comemoração do Dia da Imaculada Conceição, em Belo Horizonte. Diante disso, informamos que não haverão atividades nos

Proclin 03/12/2020

A Rede Proclin nasceu para cuidar da sua saúde com toda a dedicação, cuidado e carinho que você merece. Contamos com três Centros Médicos e um Hospital Geral, localizados de forma estratégica e com uma equipe médica altamente capacitada. Cada unidade foi planejada especialmente para atender você, sua família e a equipe da sua empresa com mais agilidade e conforto.

Entre em contato
  • Centros Médicos Proclin: Agendamento de consultas eletivas
    diretamente com o seu plano de saúde
  • WhatsApp Ambulatório Hospital Proclin: Agendamento de consultas eletivas
    (31) 3546-6100
  • Ambulatório Hospital Proclin: Agendamento de consultas eletivas
    (31) 3546-6100
  • Hospital Proclin:
    (31) 3596-0330
Menu
  • Centros Médicos
  • Hospital
  • Institucional
  • Especialidades
  • Notícias
  • Convênios
  • Contato
Menu
  • Centros Médicos
  • Hospital
  • Institucional
  • Especialidades
  • Notícias
  • Convênios
  • Contato
Facebook
Instagram

© Proclin 2019. Todos os direitos reservados.