Pronto-atendimento ou consulta agendada?
Uma dúvida comum da maioria das pessoas é de quando procurar atendimento médico no pronto-atendimento ou quando agendar uma consulta. Para esclarecer essas dúvidas, confira as nossas dicas.
Primeiramente, você sabe diferenciar uma urgência de uma emergência? Apesar de parecerem a mesma coisa, as duas palavras têm significados diferentes.
O que é uma urgência?
A urgência é quando não há risco imediato de morte se o atendimento médico for rápido.
Exemplos:
- Acidentes pessoais
- Fraturas
- Gripe
- Fraturas
- Dengue
- Febre elevada, que não cessa com uso de antitérmicos
O que é uma emergência?
Já uma situação de emergência é aquela em que há risco imediato de morte ou lesões irreparáveis. Por isso, precisa de um atendimento médico imediato.
Exemplos:
- Infarto
- AVC (Acidente Vascular Cerebral)
- Dificuldade respiratória aguda
- Aumento súbito da pressão arterial
- Acidentes no trânsito
- Complicações
- Gripe
- Queimaduras
- Choque elétricos
- Afogamentos
- Hemorragias
- Desmaios
- Intoxicação ou reação alérgica grave
- Mordidas ou picadas de animais peçonhentos
- Complicações na gravidez
Então, quando ir ao pronto-atendimento de um hospital?
No pronto-atendimento são atendidas pessoas em situações de urgência ou emergência, ou seja, com ou sem risco de morte. É o local ideal para quem precisa de um atendimento médico rápido, realizado 24 horas por dia.
Normalmente, é feita uma triagem para priorizar o atendimento dos casos que oferecem um maior risco para a saúde. No pronto-atendimento do Hospital Proclin, por exemplo, o primeiro acolhimento já é realizado por um profissional de enfermagem que avalia a emergência iminente. Após isso, o paciente é encaminhado para a sala de triagem, onde há uma avaliação mais completa para classificação de risco pelo profissional enfermeiro. Geralmente, o atendimento no Hospital Proclin é rápido, mas o tempo pode variar devido a atendimentos graves e/ou alto volume de baixa complexidade. Confira o nosso tempo médio para atendimento:
- Prioridade sala de emergência: Imediato.
- Prioridade atendimento consultório: até 30 minutos.
- Ordem de chegada: até 180 minutos.
E quando o melhor é agendar uma consulta médica eletiva?
Quando não for uma situação de urgência e emergência, o melhor é marcar uma consulta médica eletiva. Afinal, na consulta eletiva (ou agendada), você tem um atendimento personalizado, com mais calma e precisão.
Exemplos:
- Consultas ou check-up de rotina
- Acompanhamento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.
- Gripes
- Prevenção de doenças
Em todas as situações, você pode contar com a Rede Proclin para cuidar da sua saúde. Temos um Hospital-Dia e um Ambulatório em Betim e 3 Centros Médicos espalhados por Belo Horizonte e região metropolitana.
Conheça melhor nossas unidades
- Hospital Proclin Especialidades
- Ambulatório Proclin Especialidades
- Centro Médico Proclin Área Hospitalar
- Centro Médico Proclin Amazonas
- Centro Médico Proclin Eldorado
Fontes: Ministério da Saúde e ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar)